A 'Incrível Máquina de Livros', que transforma livros usados em novos, estaciona no Flipoços

Iniciativa da CBL estará no festival entre os dias 28 e 30 e visitantes podem trocar um livro já lido por algum inédito.

Imagine um mundo mágico, onde é possível transformar os livros já lidos em inéditos? É isso que “A Incrível Máquina de Livros” faz. E ela estará pela primeira vez no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, entre os dias 28 a 30 de abril no Espaço Cultural da Urca das 09h às 21h.

A máquina, que funciona dentro de uma van, estimula a circulação de livros, realizando a troca de livros usados por outros títulos. Funciona assim: o interessado em fazer a troca deposita o seu livro usado na máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: um Livro Adulto e o outro Livro Infantil e automaticamente, a máquina devolve um outro livro para o usuário. A van toda equipada e decorada, fará um passeio pela cidade no dia 27 de abril (véspera da abertura da Feira e do Festival) para chamar a atenção da população para projeto. E no sábado, dia 28 de abril, ela estará estacionada na Arena Cultural, área externa próxima às árvores na Urca. É bom destacar que a “troca” dos livros é gratuita e aberta a todo o público.

Entre os livros infantis e juvenis, serão centenas de títulos disponíveis, com botões específicos para o visitante da máquina escolher qual gênero prefere - o livro que vier será surpresa. Confira alguns dos livros que estarão por lá:

"O pequeno Príncipe"; "O Diário de Anne Frank"; "Dom Casmurro"; "Amora"; "As mentiras que as mulheres contam"; "Marcelo, Marmelo, Martelo"; "Harry Potter"; "Origem"; "O mundo dos livros"; "A droga da obediência"; "Rita Lee: Uma Autobiografia"; "Onde está a Bruxa"; "Dragões do Mundo"; "A confraria do medo"; "O ensandecido"; "A Divina jogada"; "Poemas – Marios de Sá"; "Quem é ela"; "Pai não fui eu"; "O menino misterioso"; "Simbá o Marujo" e "Uma breve historia da Humanidade".

O projeto foi lançado em 2017 e já percorreu alguns espaços da cidade de São Paulo (SP) e alguns municípios próximos à metrópole. Esta é a primeira vez que a máquina estaciona por alguns dias em Minas Gerais começando por Poços de Caldas, que foi a escolhida por conta do Flipoços, para abrir a turnê de 2018.

A iniciativa é uma realização da Infinito Cultural e conta com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que doou livros vencedores do Prêmio Jabuti para a iniciativa. A Máquina de Livros conta com o patrocínio da Suzano Papel e Celulose, através do papel Pólen. 

Para Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, esta iniciativa é essencial para a formação de leitores. “Os livros são determinantes para ampliar a maneira como se percebe o mundo, aprimorando o raciocínio humano contra preconceitos e a liberdade de ideias. Difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as principais bandeiras da CBL”, destacou.

Já para a curadora do Flipoços, Gisele Ferreira Corrêa, a iniciativa vai ao encontro da proposta do festival. “Nós prezamos muito pelo acesso aos livros, tanto que trocamos ingressos por títulos novos ou usados em bom estado e doamos às bibliotecas e instituições municipais, além disso, em todos os anos que conseguimos, distribuímos milhares de vale livros aos estudantes de Poços de Caldas e da região. Agora, é uma honra imensa recebermos este projeto no nosso festival, o que reforça nosso carinho e parceria coma CBL”, disse.

 

O Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, BDMG Cultural, Codemge, Climepe, Fibrax, Suzano e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro Cultural Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo. Mais informações e agendamento para as atividades ligue (35) 3697 1551. Programação completa na revista virtual no site www.flipocos.com

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
balbino.jessica85@gmail.com 
35 3697 1551 | 35 9 9160 3755