Flipoços promoveu mesas sobre a língua portuguesa em Belo Horizonte e Brasília

Autor moçambicano Dany Wambire e autor português João Pinto Coelho participaram de encontros e lançaram suas obras inéditas .

Parte das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa iniciadas no dia 05 de maio no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, ocorreram também em Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), palestras e bate-papo envolvendo os autores Dany Wambire, de Moçambique e João Pinto Coelho, de Portugal, além da curadora do festival, Gisele Correa Ferreira. O desdobramento do festival para outras cidades e estados é uma novidade para o Festival Literário de Poços de Caldas que passa agora a integrar um circuito externo de intercâmbios e atividades literárias em eventos e festivais Brasil a fora.

Os autores lançaram, em Poços de Caldas em primeira mão, os livros inéditos no Brasil. Dany Wambire lançou o de contos “A Mulher Sobressalente”, pela editora Malê. Já João Pinto Coelho, vencedor do Prêmio Leya, lançou o romance “Os loucos da Rua Mazur”.

Em Belo Horizonte os autores participaram no Seminário das Línguas no Sesc Palladium com a mediadora Íris Amâncio onde discutiram sobre os impactos da língua nas próprias vidas, as heranças étnicas, as vivências coloniais e os aspectos provocativos que os diversos percursos histórico-culturais possibilitam. Depois os autores foram para Brasília onde participaram da comemoração do Dia da Língua no Instituto Camões.

Para a curadora do Festival, Gisele Correa Ferreira, esse intercâmbio reforça a importância do Flipoços no país. “Por meio de uma parceria com o Instituto Camões e o Sesc MG viabilizamos estas a participação dos autores Dany Wambire e João Pinto Coelho em atividades que levaram o nome do Flipoços e de Poços de Caldas para outros lugares. Estamos muito felizes por podermos levar um pedacinho do Flipoços para outras cidades e estados e também pela troca que estes encontros possibilitam”, destacou.

Sobre o Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 contou com o patrocínio do DME, Climepe, BDMG Cultural, Codemge, Fibrax, Suzano Papel Pólen e Prefeitura de Poços de Caldas. O Flipoços 2019 já começa a ser pensado e preparado e vai acontecer de 27 de abril a 05 de maio de 2019. Acompanhe tudo pelo site www.flipocos.com.