Bernardo Carvalho, renomado romancista brasileiro, confirma presença no Flipoços

O terrorismo contemporâneo e uma louca história de paixão são os temas do novo romance do autor que fala com o público do festival dia 30 de abril

Confirmando a temática central do Festival Literário de Poços de Caldas, que homenageia o estilo “romance”, com o slogan “Minha vida é um romance – Policial, Suspense, Drama ou Aventura, qual é o seu?”, não poderia faltar romancistas contemporâneos. Assim, o Festival traz para Poços de Caldas, alguns dos mais importantes romancistas brasileiros para conversar com o público, lançar e autografar livros. Bernardo Carvalho, um dos mais aclamados escritores brasileiros, é um dos romancistas que vai compor o time de ilustres do Flipoços 2017. Ele é do Rio de Janeiro e além de escritor é dramaturgo, tradutor e jornalista. Foi correspondente da Folha de S. Paulo em Paris e Nova York. Estreou com uma coletânea de contos, “Aberração”, em 1993. Desde então, publicou onze romances. “Simpatia pelo Demônio”, o mais recente, saiu em 2016, pela Companhia das Letras, assim como todos os anteriores. Seus livros foram traduzidos para mais de dez idiomas.
Acostumado a tratar com temas polêmicos, seu novo romance, “Simpatia pelo Demônio” não é exceção: trata da natureza do mal, da dissolução do amor e do recrudescimento da violência no mundo contemporâneo. O livro conta a história de um homem algo romântico, funcionário de uma agência humanitária em Nova York, que se envolve com gente da pior espécie. O abismo chama outro abismo, sugerindo que alguém atolado em faltas graves está predisposto a cometer outras ainda piores. O “demônio” que empurra a alma do agente humanitário, envolvido no resgate de um refém de radicais islâmicos, não tem a aparência demoníaca de um personagem satânico medieval. É um neurocientista mexicano chamado chihuahua de baixa estatura, hálito deplorável, sexualmente promíscuo e manipulador – o próprio demônio, em suma. Por essa criatura, fascinada pela teoria mimética de René Girard, o humanista romântico troca uma união estável de 27 anos com sua mulher e entra numa espiral descendente para conhecer o inferno.

Essa é apenas uma pequena mostra do Simpatia pelo Demônio que se equilibra com maestria, fazendo do romance um dos grandes acontecimentos literários brasileiros. Um livro profundo e cativante, em que política, humanidade e desejo compõem uma grande odisseia pessoal. “A experiência do mundo depende do poder de se renovar”, diz Bernardo Carvalho, que define Simpatia pelo Demônio como uma obra literária da meia-idade, marcada pelo questionamento, a contaminação da linguagem e o desejo de fazer da literatura, segundo ele, “o lugar da liberdade absoluta, um espaço sagrado”. Em Poços de Caldas pela primeira vez, Bernardo Carvalho, vai falar não só de sua mais recente obra como de todo seu trabalho literário. Ele recebe o público para um bate papo imperdível no dia 30 de abril, domingo, no Teatro da Urca às 16 horas.
Os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir de 20 de março. A programação completa do Flipoços 2017 estará no ar até final de fevereiro.

Curta a páginas Feira do Livro/Flipoços nas redes sociais. Flipoços 2017 e 12º. Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas acontecem de 29 de abril a 07 de maio no Espaço Cultural da Urca e contam com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim. Parceria Cultural Sesc. Apoio IMS, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP – Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais.

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
imprensa@flipocos.com
35 3697 1551  |  35 9 9160 3755