Dez entidades recebem livros doados pelo Flipoços

Com tema “A literatura e outros saberes”, Flipoços já anuncia data para 2018

Os mais de 1,8 mil livros arrecadados durante a 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, foram distribuídos nesta quarta-feira (31), durante uma cerimônia de entrega, que ocorreu na Biblioteca Centenária. Ao todo, 10 entidades de Poços de Caldas e região receberam as doações.

Os volumes doados foram arrecadados na campanha “Doe um Livro” realizada este ano, quando os livros literários em bom estado foram trocados por ingressos para as palestras master do festival. O projeto existe há 10 anos e já entregou cerca de 20 mil livros, beneficiando 60 entidades diferentes.

Durante o encontro, a organizadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira reiterou a data da 13ª edição, que acontece entre os dias 28 de abril e 06 de maio de 2018, com o tema “A literatura e outros saberes”. “Esta doação é muito importante, porque é também um dos reflexos do nosso festival literário, com a formação de público e de leitores. Encerramos este ciclo do Flipoços 2017, mas já estamos trabalhando na próxima edição, que será incrível”, disse.

Estiveram presentes os representantes das entidades, bem como a secretária de Educação, Flávia Vivaldi e o secretário de Cultura, Hudson Villas Boas. Uma das entidades beneficiadas foi a Associação Cultural Afrobrasileira Chico Rei, que neste ano homenageou com um espetáculo a comitiva de autores moçambicanos e recebeu atividades do Circuito Pegada Literária na sede. Para a diretora da associação, Lucia Vera Lima, a doação beneficia o local. “Para nós é muito importante, porque estamos fortalecendo a instituição e a cultura enquanto literatura e faz com que consigamos abranger mais gente e a nossa intenção, realmente é de trazer crianças para a instituição”, comentou.

As bibliotecas municipais, bem como a cabine literária, recebem 40% dos livros arrecadados. Para o secretário de Cultura, esta ação beneficia toda a cidade. “Com isso nós podemos renovar nosso estoque, receber mais títulos e poder oferecê-los à população. O trabalho do Flipoços é muito importante”, destacou Hudson Vilas Boas.

Sobre o Flipoços 2017

Neste ano mais de 60 mil pessoas passaram pelo Flipoços. A expectativa era receber ao menos 50 mil. Além disso, mais de 120 atividades foram realizadas durante os nove dias do evento, que ocorreu entre 29 de abril de 07 de maio, no Espaço Cultural da Urca. A edição de 2018 da Feira Nacional de Livro de Poços de Caldas e Flipoços, já começa a ser organizada e vai acontecer de 28 de abril a 06 de maio. As entidades que desejam receber doações de livros devem enviar um ofício à GSC Eventos Especiais, solicitando a doação. Mais informações podem ser obtidas também pelo e-mail: coordenacao@gsceventos.com.br

Entidades beneficiadas com as doações de livros do Flipoços 2017:

. Prefeitura de Poços de Caldas (Bibliotecas Públicas e Cabine Literária)

. Centro Cultural Afro Brasileiro – Chico Rei

. Serviço de Obras Sociais – SOS

. Escola Estadual Francisco Escobar

. Instituto Cultural Sul Mineiro Casa da Cultura de Caldas

. Projeto Remição pela Leitura – Presídios de Poços de Caldas, Andradas e Botelhos

. Rotary Club de Poços de Caldas

. Só Gatinhos Poços de Caldas

. Presídio de Capelinha – MG

. Biblioteca Municipal de Águas da Prata

O Flipoços 2017 e a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contaram com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim, Supervale, Codemig, Grupo Outcenter e Fribax e EPTV Sul de Minas. Parceria Cultural Sesc. Apoio IMS, Leiturinha, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP – Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais. Mais informações podem ser acessadas pelo site.

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
imprensa@flipocos.com
35 3697 1551  |  35 9 9160 3755