Flipoços lança concurso estudantil 2018

Estudantes podem participar com desenhos e redações ligadas ao tema “A literatura & outros saberes”

Já tradicional no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, o Concurso Estudantil 2018 foi lançado no último dia 29 de novembro no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e tem como objetivo trabalhar a literatura com estudantes de escolas públicas e privadas de Poços de Caldas até a data do próximo festival, que ocorrerá entre os dias 28 de abril de 06 de maio. O concurso acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino e abrange todas as escolas do município, públicas e privadas, e segue a temática central do evento: “A literatura & outros saberes”.

Realizado há mais de cinco anos, o Concurso Estudantil tem como principal objetivo oportunizar os jovens a desenvolverem e mostrarem seus talentos através da Arte e da Literatura e também reforçar a importância das obras literárias e inspirar novos escritores e movimentos culturais artísticos na cidade. “É um momento onde os alunos são protagonistas do Festival e criam textos e desenhos relacionados ao tema do evento, o que faz todos a entrarem no clima da literatura e refletir sobre o bem que o conhecimento nos faz“, destacou Gisele Correa Ferreira, curadora do Festival.

Nesta edição do Concurso o estudante deve expressar-se através de redação ou desenho respondendo a questão: Para você, qual a importância do saber no desenvolvimento humano?  O Concurso é lançado sempre no final do ano para que as escolas iniciem o próximo ano letivo trabalhando a temática do Festival Literário e o Concurso com os alunos.

Conforme a pedagoga Sonia Maria Sanches, representante da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do concurso vai ao encontro do plano municipal de educação. “Não tem como pensarmos literatura sem pensar em educação e o Concurso Estudantil promovido pelo Flipoços tem tudo a ver com o trabalho que começamos em sala de aula e que se torna palpável durante os dias de festival, quando os estudantes podem visitar o espaço, conviver com os autores, assistir às sessões”, destacou.

Na edição de 2017 foram recebidos 245 trabalhos, entre redações e desenhos e para este ano a expectativa é que receba ainda mais, já que o Concurso está cada vez mais conhecido e consolidado no meio escolar. Os jurados desta edição na categoria Redação serão os escritores Tadeu Rodrigues e Raquel Fávaro e para a categoria Desenho a professora Marília Rossi e a artista plástica Daisy Doné.

O prazo para entrega dos trabalhos na GSC Eventos é até dia 16 de março e o resultado será divulgado no site do evento dia 13 de abril. A premiação será dia 03 de maio, dentro da programação do Flipoços. A premiação dos alunos que vencerem em primeiro lugar de cada categoria será um livro a escolha do aluno de algum escritor que estará presente no evento devidamente autografado.

O Flipoços


O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontece no Espaço Cultural da Urca, com atividades em outros espaços também. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.flipocos.com

 

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
imprensa@flipocos.com
35 3697 1551  |  35 9 9160 3755

 

Clique aqui para assistir o vídeo do lançamento.