Matheus Leitão faz lançamento exclusivo no Flipoços 2017

Jornalista lança o livro “Em nome dos Pais” em bate-papo com a mãe Míriam Leitão e o irmão Vladimir Netto

O jornalista Matheus Leitão lança, com exclusividade, o livro “Em Nome dos Pais” neste domingo (7) no Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços. Ele participa da mesa “Lutas na ditadura e desafios da democracia” ao lado da mãe, Míriam Leitão e o irmão, Vladimir Netto.

O encontro ocorre às 16h no Teatro da Urca. Os ingressos já estão esgotados, mas é possível assistir à transmissão simultânea na Arena Cultural.

Conforme a editora Intrínseca, parceira do evento e do bate-papo, a obra é uma história sobre pais e filhos, já que, desde pequeno, Matheus Leitão ouvia as expressões “perseguição”, “prisão” e “porão” sussurradas por seus pais, Marcelo Netto e Míriam Leitão. A assustadora palavra “tortura” apareceu bem mais tarde. Assim, o jornalista passou a recolher relatos de uma história que teve início em 1972, no Espírito Santo, quando os pais eram militantes do PCdoB. Delatados por um companheiro, foram presos e torturados. Na ocasião, Míriam estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal e que estará também presente no bate-papo.

O livro é o resultado de suas incansáveis investigações, que começam pela busca do delator da ditadura e seguem com a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura de seus pais. Passado e presente se entrelaçam nessa obra, que reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas. De acordo com Míriam Leitão “o livro está saindo das máquinas [impressoras] direto para o evento [Flipoços]”, disse.

Vale destacar que este é o pré-lançamento do livro, que só chega oficialmente às livrarias no dia 10 de maio.

Sobre o autor

Matheus Leitão Netto nasceu em Brasília, em 1977. Especializou-se em jornalismo investigativo e recebeu os mais importantes prêmios da área, como o Barbosa Lima Sobrinho, o Esso, o de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa e menção honrosa no Vladimir Herzog. Trabalhou nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, na revista Época e no portal iG, além de ter sido Visiting Scholar na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Atualmente edita o Blog do Matheus Leitão, sobre política e polícia, no portal G1. Em nome dos pais é seu primeiro livro.

Informações para a Imprensa
Jéssica Balbino
imprensa@flipocos.com
35 3697 1551  |  35 9 9160 3755