+55 35 3697 1551

Residência Literária

 

4ª Residência Literária

Selecionada a autora portuguesa residente do Flipoços 2024
Mais uma vez, a curadoria do Flipoços se prepara para a grande festa dos livros, autores e leitores em Poços de Caldas. Uma das atividades que faz parte da extensa programação é a Residência Literária, projeto realizado em parceria com o Camões Brasília, que visa a difusão da literatura portuguesa no Brasil e a apresentação de novos talentos literários para o mercado editorial brasileiro.

As residências anteriores contaram com a participação de Teolinda Gersão, Joel Neto e Afonso Reis Cabral, autores que foram convidados. Já a partir de 2023, a curadoria do Flipoços e o Camões decidiram pelo chamamento público em Portugal, estimulando a que autores pouco conhecidos no Brasil, mas com obras publicadas aqui, pudessem ter a oportunidade de expandir seu trabalho em solo brasileiro.

Foi assim com a poeta Judite Canha Fernandes que depois da residência no Flipoços 2023, acabou tendo seu trabalho mais reconhecido e com oportunidades de apresentar seu livro Carta de Amor ao Pesadelo (Editora Urutau) em outros festivais, como na última Flip, em Paraty, por exemplo.

Os autores residentes que passam pelo Flipoços, tem como missão, escrever um texto inédito, baseado na experiência local de visitações e imersão na história literária de Poços. No caso da Judite, o texto foi publicado na Revista Piparote, em julho e pode ser lido neste link https://revistapiparote.com.br/o-fruto-da-lingua-judite-canha-fernandes/

Quem é a autora residente do Flipoços 2024
Após o trabalho de avaliação do júri, formado por Alexandra Pinho (Camões), Sandra Espilotro (CLP CBL) e Gisele Ferreira (Flipoços/GSC) foi definida a candidata Cristina Antonia de Almeida Carvalho, como a vencedora do edital que contou com mais nove inscrições. Cristina Drios, como é conhecida conta com um vasto currículo. Nascida em Lisboa, participou em residências literárias na Internacional House of Writers and Translators de Ventspils, Letónia (2016 e 2019) e no Baltic Center for Writers and Translators, Visby, Suécia (2020). O seu livro de contos Histórias Indianas (2012) venceu o Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre «Novo Autor, Primeiro Livro» da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto. Os Olhos de Tirésias (Ed. Teorema, LeYa, 2013), a sua estreia no romance, foi finalista do Prémio LeYa e Vencedor da Selecção Portuguesa da 27.ª Edição do Festival do Primeiro Romance de Chambéry. Tem vários contos publicados em jornais, revistas e antologias portuguesas de que destaca o conto A Mãe que integra a antologia de contos O País Invisível do Centro Mário Cláudio. Adoração (Ed. Teorema, LeYa, 2016) é o seu segundo romance. Adoração foi publicado em novembro de 2023 no Brasil, na Coleção Atlânticos, pela Pontes Editores em parceria com a Cátedra de Literatura Portuguesa Fidelino Figueiredo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a DGLAB. A autora encontra-se neste momento, a terminar uma novela distópica e a trabalhar na pesquisa e escrita de um novo romance histórico, cujo projeto vem de encontro com a Residência em Poços de Caldas, que tem por eixo central a localidade termal portuguesa das Caldas da Rainha, que vivenciou vários momentos históricos em diálogo com Poços de Caldas, cuja cidade é irmã pelas águas termais. A narrativa será epistolar, fundada na troca de correspondência entre os dois hotéis, que partilham uma mesma origem termal, uma mesma decadência e abandono e um mesmo renascimento, desde finais do século XIX até meados do século XX, passando pelo fim das ditaduras em ambos os países. Sem dúvida, será um grande momento do Flipoços 2024. Cristina Drios, virá ao Brasil pela primeira vez para participar da 4ª Residência Literária Flipoços Camões de 27 de abril a 05 de maio de 2024. O evento é aberto ao público e pela primeira vez, será montado no centro histórico de Poços, o que promete ser um marco para a cidade.

Cristina Drios, é a selecionada para a 4ª Residência Literária Flipoços Camões 2024