+55 35 3697 1551

Flipoços no Folio 2023

 

Ney Matogrosso é presença confirmada no Folio 2023

Aclamado pela crítica musical do Brasil e do mundo, um dos artistas contemporâneos mais influentes e completos, Ney de Souza Pereira, ou simplesmente, Ney Matogrosso, participa pela primeira vez de um Festival Literário fora do Brasil.

No alto dos seus 82 anos, Ney Matogrosso é uma referência para inúmeros artistas em seu País e fora dele e, com muito vigor, tem participado de muitos festivais musicais, como recentemente o fez, como artista principal que abriu o The Town (São Paulo), festival irmão do Rock In Rio, cujo evento, os portugueses conhecem bem. Além disso, tem circulado de norte a sul do Brasil em turnê própria.

Haja saúde, ânimo e tanta vida para este artista mais que completo e que vai para Portugal a convite do Folio através da parceria de curadoria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que acontece no sul de Minas Gerais, Brasil, há 18 anos.

A trajetória de sucesso e a ascensão brilhante do artista, está retratada na biografia escrita pelo jornalista Julio Maria – Ney Matogrosso, a biografia. Além do artista, o jornalista biógrafo Julio Maria, também estará no Folio, dividindo esta mesa com Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

Ney Matogrosso, Gisele Ferreira e Júlio Maria durante do Flipoços em setembro de 2022 | Fotos: Bruno Alves

A biografia apresenta os acontecimentos mais relevantes de 50 anos da vida de Ney, mas é sobretudo, um documento que registra a resistência e a resiliência de alguém que quis vencer através do trabalho e talento, sem nunca abrir mão de sua dignidade e essência. Sem dúvida, é um outro lado do artista que o público do Folio poderá conhecer: sua timidez fora dos palcos, sem maquiagem, e sem as roupas extravagantes, Ney se apresentará como um “jovem” senhor que ainda ama muito a vida, tem muitos sonhos e fará tudo o que gosta, até o fim.

Para Ney Matogrosso, este momento da vida tem sido bastante especial e está muito feliz em retornar à Portugal para este encontro literário. “Voltar à Portugal é sempre um prazer muito grande para mim. No Brasil tenho participado de alguns festivais literários. É fora do universo musical, mas ainda assim, eu gosto de estar presente. Esse encontro no Folio representa um momento de poder conversar com as pessoas, de quebrar aquela distância do palco e a plateia, é um momento que aproxima mais. É o primeiro festival literário que participarei em Portugal”, enfatiza Ney Matogrosso. Sem dúvida, um momento ímpar para estar próximo dele neste encontro inédito. Após bate papo, Ney Matogrosso e Julio Maria, autografam os livros, uma parceria com a Livraria Ler Devagar.

Assista abaixo, o vídeo com falas inéditas de Ney Matogrosso sobre sua participação com o Flipoços em Portugal.

 

Fronteira-Mátria um encontro entre vozes do hip hop

Com lançamento inédito em Portugal do livro “Fronteira-Mátria (ou como chegamos até aqui), de André Neves e Vinícius Terra (ou Maze e Terra), pela Editora Urutau (PT), o Folio reúne pela primeira vez os dois rappers e poetas urbanos que cruzaram o Atlântico: Terra e Maze. Eles lançam o primeiro livro juntos enfatizando o trabalho de cada um referente a cultura hip hop e a literatura marginal. Maze, pertence ao mais antigo e reconhecido coletivo de hip hop de Portugal, os Dealema, que tem foco na palavra, criação artística, grafitti, design gráfico, rimas, batidas à spoken word e fotografia. Maze tem um papel fundamental como ativista e como professor no Projecto Skoola de Lisboa, onde ministra oficinas de escrita para alunos e professores do Ensino Secundário.

Já Vinicius Terra, do Rio de Janeiro, é curador da Terra do Rap - Festival de Cultura Urbana da Língua Portuguesa (festival pioneiro de intercâmbio entre periferias urbanas lusófonas), com edições nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa. Recentemente lançou “Meu Bairro, Minha Língua”; música de sua autoria destinada ao novo acervo do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo). A mesa de Maze e Terra, conta com a mediação de Gisele Ferreira, curadora do Flipoços. Após o bate-papo os autores autografam livros

Vinícius Terra e André Neves Maze