+55 35 3697 1551

Inclusão Social



Inclusão Social

Baixe o Material Inclusivo

O Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas que há mais de 10 anos vem promovendo de forma sistemática o intercâmbio cultural com Portugal, conquistou nesta 19ª edição, uma parceria muito importante. Trata-se do envolvimento da Escola Politécnica de Leiria que através do CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital vai oferecer material inclusivo produzido na Escola em Portugal e será distribuído para os visitantes com deficiências durante do Flipoços 2024. Orgulhosamente o festival contará com esta importante parceria com da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais POLITÉCNICO DE LEIRIA e agradece especialmente ao Professor Pedro Morouço, diretor da Escola e à coordenadora Célia Sousa e toda equipe do CRID.


Participe das duas atividades que acontecerão no Festival relacionada a Inclusão Social
Dia 30 de abril, terça-feira | às 16h | Bold Bloom Café
Literatura, Inclusão e Inteligência Acessível | Uma conversa entre Celia Souza CRID Leiria (Portugal) e Juliana Russano. (público geral, em especial, para profissionais que trabalham com inclusão social e digital, lotação limitada por ordem de chegada).

Dia 02 de maio, quinta-feira | às 16h | Coreto Cultural
Literatura Acessível e Inclusiva | Apresentação do livro Centro de Recursos para a Inclusão Digital - CRID – Experiências no/do processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) em Portuga | Com Carina Alves (lançamento do box com 10 livros infantis de Literatura Acessível), Presidente do Instituto Incluir, Professor Allan Damasceno e Professora Célia Souza. Após, lançamento do documentário “Coisas boas acontecem”. Apoio Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - CRID, Leiria, Portugal. (público geral, em especial, profissionais da inclusão social, digital, professores e entidades que lidam que pessoas com qualquer tipo de necessidades especiais).

Saiba mais sobre o CRID de Leiria

No dia 7 dezembro de 2006, foi inaugurado o Centro de Recursos para a Inclusão Digital - CRID® da ESECS do Politécnico de Leiria. Ao longo destes 17 anos o CRID® tentou fazer a diferença na vida daqueles que nos procuram e tornou-se um construtor de pontes nacionais e internacionais através dos seus múltiplos projetos.

Desde a sua criação, o CRID® o apoiou 1600 pessoas com alguma incapacidade, avaliou cerca de 950 pessoas e formou 15 mil jovens na área da inclusão e acessibilidade. Recebeu vários prêmios e menções honrosas, assinou 42 protocolos com diferentes instituições nacionais e internacionais, tendo sido visitado por mais de 8200 pessoas oriundas de 45 países.

Os números que demonstram, a clara vontade institucional em colocar o conhecimento ao serviço da sociedade.
O CRID® do Politécnico de Leiria é considerado uma referência internacional na área da inclusão, detendo um Know-How único, e tendo trabalho realizado em prol da sociedade, que é possível encontrar em poucos locais no mundo. Criou a primeira biblioteca braille no Ensino Superior de Portugal, adapta regularmente obras literárias para braille, criou o primeiro guião multiformato a nível mundial para o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido por Mosteiro da Batalha. Dotou todos os espaços de restauração da Praça Rodrigues Lobo, espaço histórico e emblemático de Leiria, com ementas multiformato, e desenvolveu os folhetos inclusivos do Itinerário Jubilar de Fátima em 2017, iniciativa reconhecida pelo Papa Francisco através de uma carta de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol das pessoas com deficiência.

Como consequência, o CRID® foi convidado a desenvolver diferentes produtos de comunicação acessível para a Jornada Mundial da Juventude, JMJ Lisboa 2023. O CRID® editou e coeditou livros infantis inclusivos, colmatando uma lacuna grave em Portugal de oferta de livros para crianças com necessidades específicas, como por exemplo “A Rainha das Rosas” e “O comboio de Lata”, livros multiformato, que permitem a leitura de todas as crianças: cegas, surdas, crianças com deficiência intelectual ou cognitiva, crianças com dificuldades na expressão oral ou sem expressão oral poderem aceder, e claro, sem deficiência, pelo que foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura 2018.

Através do importante trabalho desenvolvido pelo CRID, Leiria é considerada a cidade mais inclusiva de Portugal.